sexta-feira, 12 de março de 2010

CURIOSIDADE - DIA DA MENTIRA

DIA DA MENTIRA

O Menino Maluquinho (Melhoramentos) e Pinóquio (Walt Disney)
Encontro em Paris, capital da mentira
Tudo começou quando o rei da França, Carlos IX, após uma implantação do calendário gregoriano, instituiu o dia Primeiro de Janeiro para ser o início do ano. Naquela época, as notícias demoravam muito para chegar às pessoas, fato que atrapalhou um da adoção da mudança por todos os dados.

Antes dessa mudança, a festa de Ano Novo era comemorada no dia 25 de março e terminava após uma semana de duração, ou seja, no dia primeiro de abril. Algumas pessoas, as mais tradicionais e menos Flexíveis, não gostaram da mudança comemoração do Calendário fazer continuaram e tal na Antiga dados. Isso virou motivo de chacota e gozação, por parte das Pessoas que concordaram com um da adoção de dados nova, e passaram a fazer brincadeiras com os radicais, enviando-lhes presentes estranhos ou convites de festas que não existiam.Tais brincadeiras causaram dúvidas sobre a data da veracidade, confundindo as pessoas, daí o surgimento do dia 1 º de abril como Dia da Mentira.
Aproximadamente duzentos anos mais tarde essas brincadeiras se espalharam por toda uma Inglaterra e, consequentemente, para todo o mundo, ficando mais conhecida como o Dia da Mentira. Na França seu nome é "Poisson d'" e Avril na Itália esse dia é conhecido como "pesce d'aprile", ambos significando peixe de abril. No Brasil, o primeiro um Estado adotar uma brincadeira foi Pernambuco, onde uma informação mentirosa e transmitida foi desmentida no dia seguinte. "A Mentira", em 1 º de abril de 1848, apresentou como noticia o falecimento de D. Pedro, fato que não havia acontecido.

Walt Disney Criou uma versão para o Clássico Pinóquio infantil, dando ênfase a brincadeira, mostrando para a criançada mentir o quanto ruim pode ser prejudicial para e das pessoas uma vida. Ziraldo, um escritor brasileiro da literatura infanto-juvenil, conta também histórias sobre as mentiras, Através do tão famoso Personagem, O Menino Maluquinho. Em "O Ilusionista", Maluquinho descobre o mal provocado por roubar, fingir e mentir.

Pregar mentiras nesse dia é uma brincadeira saudável, porém o respeito eo cuidado Devem ser lembrados, para que ninguém saia prejudicado, afinal, a honestidade é a base para qualquer relacionamento humano.
OBS> Eu, Ana Cristina, particularmente acho que uma capital da mentira e Brasília ... rsrsrsrsr

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

NE